Home
 
 
 
 
 
 
 

31/10/2017 

                            A Importância do Louvor a Deus                            

Sl. 149. 1-9

Int.- A Bíblia Sagrada constantemente exorta o povo de Deus a louvar ao Senhor. Fomos salvos em Cristo Jesus e temos a incumbência de prestar culto ao Senhor, e o culto ao Senhor, não dá para ser feito sem o louvor a Deus.

      O crente salvo tem o prazer de louvar ao Senhor; o louvor faz-nos entrar na presença de Deus.

      O louvor é uma preparação para recebermos a Palavra de Deus no culto.

      O louvor trás alegria a nossa alma e ao nosso espírito.

I – O Louvor na Bíblia.

      O Antigo Testamento emprega três palavras básicas para conclamar os israelitas a louvarem a Deus: A primeira a palavra barak (também traduzida “bendizer”); a segunda a palavra balal (da qual deriva a palavra “aleluia”, que literalmente significa “louvai ao Senhor”); e a terceira a palavra yadah (às vezes traduzida por “dar graças”).

      O primeiro cântico na Bíblia, entoado depois de os israelitas atravessarem o mar Vermelho, foi, em resumo, um hino de louvor e ação de graças a Deus, se encontra em Êxodo no capítulo 15. Moisés instruiu os israelitas a louvarem a Deus pela sua bondade em conceder-lhes a terra prometida.

      O cântico de Débora, por sua vez, congregou o povo expressamente para louvar ao Senhor.

      A disposição de Davi em louvar a Deus está gravada, tanto na história da sua vida, como nos salmos que escreveu.

I Cr. 16.4: E pôs perante a arca do Senhor alguns dos levitas por ministros; e isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao Senhor, Deus de Israel.

V. 9: Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas.

      Davi dava tamanha importância à adoração a Deus, que separou as turmas dos levitas e mandou formar os cantores em seus turnos para louvarem ao Senhor.

      Os demais salmistas também convocam o povo de Deus a, enquanto viver, sempre louvá-lo. Finalmente, os profetas do Antigo Testamento ordenam que o povo de Deus o louve.

II- O Louvor no Novo Testamento.

      O chamado para louvar a Deus também ecoa por todo o Novo Testamento. O próprio Jesus louvou a seu Pai celestial.

Mt. 11.25: Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.

      Paulo espera que todas as nações louvem a Deus.

Rm. 15.9: E para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: portanto, eu te louvarei entre os gentios e cantarei ao teu nome.

      Tiago nos conclama a louvar ao Senhor.

Tg. 5.13: Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.

      E, no fim, o quadro vislumbrado no Apocalipse é o de uma vasta multidão de santos e anjos, louvando a Deus continuamente.

Ap. 7.11: E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos e adoraram a Deus.

      Louvar a Deus é uma das atribuições principais dos anjos e é privilégio do povo de Deus, tanto criança, como adultos, louvar a Deus.

Sl. 103.20: Bendizei ao Senhor, anjos seus, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra.

- Os anjos louvam ao Senhor obedecendo à voz da sua palavra.

Sl. 30.4: Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade.

- Somos convidados a cantar ao Senhor e celebrar a memória da sua santidade.

      Além disso, Deus também conclama todas as nações a louvá-lo.

Sl. 117.1: Louvai ao Senhor todas as nações; louvai-o todos os povos.

      Isto quer dizer que tudo quanto tem fôlego está convocado a entoar bem alto os louvores de Deus.

      Deus também conclama a natureza a louvá-lo, por exemplo, o sol, a lua, as estrelas, os raios, o granizo, a neve, o vento, as montanhas, as colinas, os rios, os mares, todos os tipos de árvores e todos os tipos de seres vivos.

Sl. 150.6: Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.

- Quando o crente louva a Deus ele está sendo agradecido ao Senhor.

III- Maneiras de se Louvar a Deus.

      Há várias maneiras de se louvar a Deus.

1- O louvor é algo fundamental na adoração coletiva prestada pelo povo de Deus.

Sl. 100.4: Entrai pelas portas dele com louvor, e em seus átrios, com hinos; louvai-o e bendizei o seu nome.

2- Tanto na adoração coletiva como noutros casos, uma maneira de louvar a Deus é cantar salmos, hinos e cânticos espirituais.

- O cântico de louvor pode ser com a mente (em idiomas humanos conhecidos) ou com o espírito (em línguas estranhas).

3- Existe o louvor mediante instrumentos musicais.

- O Antigo Testamento menciona instrumentos variados, de sopro, como chifre de carneiro e trombetas, flauta; instrumentos de cordas, como harpa e lira, e instrumentos de percussão, como tamborins e címbalos. Todos para louvarem a Deus.

4- Podemos, também, louvar a Deus, ao falar ao nosso próximo das maravilhas de Deus para conosco, pessoalmente.

- Davi, por exemplo, depois da experiência do perdão divino, estava ansioso para relatar aos outros, o que o Senhor fizera por ele.

- Amados, quando nós testificamos o que Deus fez em nossa vida, estamos louvando o nome do Senhor.

Sl. 105.2: Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; falai de todas as suas maravilhas.

      Outros escritores bíblicos nos exortam a declarar a glória e louvor de Deus, na congregação do seu povo e entre as nações.

      Pedro conclama o povo de Deus para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Noutras palavras, fazer a obra missionária é uma maneira de louvar a Deus.

5- Finalmente, o crente que vive a sua vida para a glória de Deus está louvando ao Senhor.

- Jesus nos relembra que quando o crente faz brilhar a sua luz, o povo vê as suas boas obras e glorifica e louva a Deus.

- De modo semelhante, Paulo também mostra que uma vida cheia de frutos da justiça louva a Deus.

Fp. 1.11: Cheios de frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

- O crente espiritual louva a Deus com prazer e alegria.

IV- Motivos Para Louvar a Deus.

Por que o crente louva ao Senhor?

1- Uma das evidentes razões vem do esplendor, glória e majestade do nosso Deus, aquele que criou os céus e a terra, aquele a quem devemos exaltar na sua santidade.

Sl. 145.3: Grande é o Senhor e muito digno de louvor; e a sua grandeza, inescrutável.

2- A nossa experiência dos atos poderosos de Deus, especialmente dos seus atos de salvação e de redenção, é uma razão extraordinária para louvarmos ao seu nome; deste modo, louvamos a Deus pela sua misericórdia, graça e amor imutáveis.

Sl. 150.2: Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.

- Deus tem feito coisas grandíssimas tanto ao nosso redor, como em nossa vida, por isso devemos louvá-lo.

- Os feitos de Deus são maravilhosíssimos e devemos louvá-lo sempre.

- Podemos dizer como o salmista: “Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso, estamos alegres”.

3- Também devemos louvar a Deus por todos os seus atos de livramento em nossa vida, tais como livramento de inimigos ou cura de enfermidades.

Jr. 20.13: Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor; pois livrou a alma do necessitado da mão dos malfeitores.

- Quantos livramentos Deus já operou em nossa vida e podemos bendizer ao Senhor por isso.

- Deus tem acampado o seu anjo ao nosso redor para nos guardar e nos livrar do mal.

- Quantos milagres Deus já operou em tua vida e você pode louvar a Deus por isso.

4- Finalmente, o cuidado providente de Deus para conosco, dia após dia, tanto material como espiritualmente, é uma grandiosa razão para louvarmos e bendizermos o seu nome.

Sl. 68.19: Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos cumula de benefícios; o Deus que é a nossa salvação.

- A cada dia tem cuidado de nós, nos dado a sua benevolência, o seu amparo, a sua força, para continuarmos em frente o servindo em verdade.

 

 

 

 

 

 

 

 
       
 

Pr. Silvano Doblinski
Presidente da Igreja Assembleia de Deus
do Jabaquara em São Paulo - Brasil







 

 
Mais mensagens
Adicionar AD Jabaquara aos Favoritos