O OLHAR QUE SALVA                                                                                26/12/2010
Jo.3.14,15
                                                                                                              


Int.- Jesus foi procurado a noite por Nicodemos que era fariseu e príncipe dos judeus; Nicodemos estava impressionado com os milagres que Jesus fazia, ao ponto de perguntar: Ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes se Deus não for com ele.

      Jesus disse a Nicodemos: Aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. E foi lhe explicado o que é nascer do Espírito até lhe dizer: E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado.

      Jesus comparou sua crucificação com esse evento salvador no deserto: Do modo que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado.

      Do mesmo modo que a serpente de bronze trouxe libertação das cobras venenosas, também o Filho do Homem seria levantado da terra para livrar seu povo do pecado.

I- O Episódio da Serpente de Bronze.

      Nós encontramos este episódio no Capítulo 21 de Números.

      Os hebreus estavam já quase no fim da sua jornada de 40 anos pelo deserto; já estavam chegando a terra prometida; Arão o sumo-sacerdote havia morrido.

      Edom negou a Israel passagem por seu território, os israelitas tiveram que rodear a terra de Edom tomando uma rota longa. Desanimados pelas dificuldades da viagem, os israelitas murmuraram contra Deus e contra Moisés.

- A murmuração sempre trouxe castigos para os hebreus.

      Deus então castigou-os enviando serpentes venenosas que morderam o povo; e morreu muito do povo de Israel.

- Então o povo reconheceu o seu pecado e disseram: Havemos pecado contra Deus e contra Moisés; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes.

- Moisés orou ao Senhor e Deus disse: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela.

Nm.21.9- E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo.  

- Muitos morreram pelo veneno das serpentes.

- Mas o mais importante: É que a misericórdia de Deus operou nesta ocasião.

Lm.3.22- As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim.

- Moisés pendurou a serpente de bronze na haste e dizia: Olhe para a serpente de bronze e viverá.

- Muitos que foram picados pelas serpentes venenosas, olharam para a serpente de bronze e foram salvos.

- Os que não creram e não olharam morreram.

- O remédio era olhar para a serpente de bronze.

- O antídoto indicado por Deus foi a serpente de bronze.

II- A Cruz de Cristo é o Remédio para o Pecado.

      Agora Jesus fala para Nicodemos: Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado.

- A serpente é o símbolo de Satanás e do mal.

- E como é que a serpente, símbolo de Satanás e do mal, pode ser símbolo de Jesus Cristo?

- Na realidade, a serpente de bronze não é uma figura de Jesus, mas do pecado carregado sobre Cristo na Cruz.

Is.53.4,5- Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

      Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.

II Co.5.21- Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

A) A Doença que atacou a humanidade: É uma doença chamada pecado.

      De todas as enfermidades que atacam a alma, a pior delas, a mais devastadora, que conduz a perdição eterna, no largo de fogo e enxofre é o pecado. Nenhuma outra, por mais terrível que seja alcança os limites da ação do pecado.

Nos dias de hoje nós encontramos milhares de pessoas sofrendo de: Depressão, síndrome do pânico, stress, medo, desânimo, ansiedade. Mas nada se compara a ação devastadora do pecado.

      Profissionais aconselham seus pacientes nessas ocasiões, a procurar ajuda religiosa em uma igreja, comunidade ou aconselhamento de caráter espiritual.

      O pecado é a causa maior dos problemas do individuo, da família, da nação e de todos os povos. O vírus do pecado encontra-se inoculado profundamente na sociedade. Todos os conflitos são gerados direta ou indiretamente pela ação do pecado na alma do ser humano. Esta doença de natureza espiritual é mortal, e todos os dias continua matando em todos os quadrantes da terra.

- A Bíblia fala em Rm.6.23- Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.

Is.59.2- Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

- O pecado impede de Deus agir na vida do homem e de o ouvir.

B) Existe um Remédio eficaz contra o pecado.

      João Batista declarou em Jo.1.29- Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

      O sangue do Cordeiro de Deus é o remédio eficaz que aniquila o pecado da alma, proporcionando alivio e uma vida abundante.

I Jo.1.7- O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

      O salmista Davi profetizou centenas de anos antes sobre este milagre.

Sl.103.3- É ele que perdoa todas as tuas iniqüidades e sara todas as tuas enfermidades.

- Jesus é o remédio para o veneno do pecado na humanidade.

- A fé no olhar para a serpente de bronze trazia a vida.

- A fé em olhar para Jesus traz vida.

- A virtude está na fé.

Is.45.22- Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.

- Quantos neste mundo procuram o remédio para o pecado em falsas religiões, em filosofias e no homem.

- A serpente de bronze era o antídoto para dar vida ao povo.

- Da mesma maneira Jesus Cristo é o antídoto contra o pecado.

- Ele disse: Assim importa que o Filho do Homem seja levantado.

Hb.12.2- Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

- A solução para a humanidade: É olhar para Jesus.

- Em Jesus tem: Salvação, tem vida, tem alegria, tem paz, tem segurança, tem esperança.

- Há um corinho que cantávamos que diz assim: Quem tem Jesus tem tudo, quem não tem Jesus, não tem nada.

- Nicodemos sendo um fariseu, um religioso, um exímio conhecedor da lei, não tinha paz, não tinha alegria, não tinha salvação; mas ele encontrou com Jesus.

- Zaqueu um homem rico, tinha tudo que a vida pode dar, mas não tinha paz, não tinha alegria, não tinha salvação; mas quando ele recebeu Jesus em sua casa, ele recebeu a salvação, ao ponto de Jesus dizer: Hoje entrou salvação nesta casa.

- Maria Madalena era uma mulher que se regalava com os prazeres da vida, mas não tinha paz, não tinha alegria, não tinha salvação; mas um dia ela encontrou com Jesus e sua vida mudou.

 

Conclusão: Quem encontra com Jesus sua vida nunca mais é a mesma.

- Jesus muda para melhor a vida do homem e da mulher.

   

  Pr. Silvano Doblinski
Presidente da Igreja Assembleia de Deus
do Jabaquara em São Paulo - Brasil

 
Mais mensagens