Home
 
 
 
 
 
 
 

13/02/2018

As Prioridades na Vida do Cristão                      

Mt. 6.25-34

Int.- Jesus no Sermão do Monte trás uma lição importante para o crente quanto as suas preocupações diárias e os seus anseios. Jesus quer nos mostrar que tudo está no controle de Deus, e que Ele está cuidando de nós em todas essas coisas.

      Jesus no Sermão do Monte mostra os valores do reino dos céus e aqui Jesus compara as aves dos céus e as flores do campo com a nossa vida, como eles crescem, não trabalham nem fiam e Deus cuida de cada um deles.

      E Jesus neste texto está dizendo para não colocarmos estas coisas em primeiro plano em nossa vida, em primeiro lugar, e sim colocarmos o Reino de Deus em primeiro lugar e todas estas coisas nos serão acrescentadas; porque Deus vai cuidar de cada um de nós.

      Comumente percebemos em nossa sociedade a desordem das prioridades na vida. O ritmo frenético e desenfreado da vida urbana ocupa um tempo essencial de nossas vidas, e por vezes permitimos que nossas prioridades sejam modificadas.

      Discirno e creio que muitos não o fazem intencionalmente, o que não diminui a nossa responsabilidade no que diz respeito ao que, de fato, deve ser prioridade de nossas vidas.

      Certo pastor disse uma frase: “Primeiro, as primeiras coisas”.

      Parece óbvio, mas na prática, nos distanciamos desta realidade com mais frequência que poderíamos ou gostaríamos.

      Porém, como ordenar as prioridades? O que deve ter prioridade, à luz da Bíblia, na vida de um Cristão?

      Quais são as verdadeiras prioridades que um cristão deve cultivar em seu cotidiano.

I- Deus Acima de Tudo e de Todas as Coisas.

      Pode parecer um conselho óbvio, mas é uma triste realidade que muitos cristãos não têm Deus como o centro de suas prioridades, intenções e dedicações.

      Muito dessa realidade é manifesta pelo modo impiedoso que muitos cristãos vivem. E aqui precisamos ser muitos claros: Deus acima de tudo é uma conduta que está muito além de mero discurso.

      É preciso viver isso na prática no seu dia a dia, demonstrando que verdadeiramente ama a Deus de verdade.

Mc. 12.29,30: E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.

      Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

      Todo o coração, toda a alma, entendimento e forças. De tudo o que há dentro do nosso coração em sinceridade, de tudo o que pode ter valor em nossa alma, de tudo o que nós discernirmos e com um esforço verdadeiro e significativo, devemos buscar a Deus. E essa busca com base nestas observações nos conduz a um modo de viver a vida coerente com o que cremos, ou seja, assumir todas as responsabilidades que essa busca nos traz.

- Para o crente ser abençoado precisa colocar Deus em primeiro lugar em sua vida.

- O crente que coloca Deus como prioridade ele se aproxima de Deus.

Tg. 4.8: Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

- Deus cuida, controla, guia e orienta o crente que o coloca em primeiro lugar em sua vida.

Sl. 37.5: Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.

- As prioridades de Deus são para aqueles que o buscam em primeiro lugar em sua vida.

- Deus é especialista em realizar sonhos de quem entrega o seu destino a Ele.

- Que a nossa prioridade número um seja em buscar ao Senhor.

- O salmista tinha sede de Deus e da sua presença e desejava estar diante da sua face.

Sl. 42.1,2: Como servo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!

      A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?

- Você está tendo sede de estar na presença de Deus?

- Você vem para a igreja com prazer para cultuar a Deus ou vem por obrigação?

- Se Deus não é a tua prioridade número um, você precisa de um renovo; você precisa de um despertamento espiritual, de uma recolocação de prioridades.

II- Em Segundo Lugar a Família.

      Infelizmente, a família não tem sido prioridade na vida de muitos. Inclusive, há alguns que justificam o abandono familiar por conta das demandas do trabalho, ou até mesmo ministerial no serviço cristão.

      Tragicamente, não há respaldo bíblico que ofereça qualquer tipo de subsídio para incentivar o abandono da família em troca do trabalho ou de qualquer coisa, muito pelo contrário. Na verdade, na Bíblia vemos orientações claríssimas que o verdadeiro ministério cristão começa no lar.

- O nosso cristianismo começa no lar, na família.

- O ministério daquele que é obreiro começa no lar, na família.

- E aquele que almeja pregar o evangelho deve ter isso como prioridade.

I Tm. 3.4,5: Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia.

      Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?

      Neste versículo, percebemos claramente que há importância em ter cuidado com a criação dos filhos, e evidentemente, criar filhos, demanda tempo, dedicação e prioridade. É uma utopia absurda acreditar que o processo de formação do caráter das crianças é feito de uma hora para outra. Demanda tempo, e por isso deve ser prioridade na vida do Cristão.

I Tm. 5.8: Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.

      Isso serve de alerta aos pais ausentes, que dizem que o trabalho consome tempo demais ou que as demandas do ministério são maiores do que a família.

      Usar estes argumentos é uma desonestidade intelectual diante do texto bíblico.

- Cuidar dos nossos tem a ver com a coerência da fé, pois muitos que não são cristãos cuidam de suas famílias.

- Se este tipo de cuidado se faz presente em família de ímpios, o mínimo que se se conclui, que como cristãos, em concordância com a Bíblia, devemos ter essa responsabilidade visível em nossas vidas com muita clareza.

- Cuidando da tua família você está cumprindo a Palavra de Deus.

III- Em Terceiro Lugar o Trabalho.

      A questão do trabalho gera muito debate e até mesmo controvérsias. Tem aqueles que se afundam no trabalho e culpam como agente responsável pela ausência da vivência familiar, e tem também aqueles que trabalham de qualquer jeito e não buscam o seu desenvolvimento profissional de forma equilibrada.

      Existem fazes em nossa vida profissional que demandam mais atenção e que requer uma dedicação acima da média, mas são fazes. Períodos que tem início e fim.

- A questão é que muitos utilizam da fase para compensar suas mazelas e falhas de responsabilidades como justificativa.

- Mas como bem sabemos, que quando queremos algo, nós damos um jeito.

      Precisamos entender que não é pecado almejar uma boa carreira profissional, até porque isso pode proporcionar o melhor conforto para nossa família.

Ec. 5.19: E quanto ao homem, a quem Deus deu riquezas e fazenda e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.

      Então trabalhar, além de ser ordenança bíblica, é também uma das formas que podemos servir a Deus e a família com mais qualidade.

Ec. 2.24: Não é, pois, bom para o homem que coma e beba e que faça gozar a sua alma do bem do seu trabalho? Isto também eu vi que vem da mão de Deus.

- O trabalho enobrece o ser humano no seu viver.

- Deus havia dito que o homem viveria do suor do seu rosto a partir da sua queda.

Sl. 128.2: Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.

- Deus promete abençoar no trabalho aquele que teme ao Senhor.

- Aqui Deus está dizendo: “Feliz será, e te irá bem”.

- O crente que teme a Deus vai ser feliz no seu trabalho, e vai se dar bem.

Conclusão: Quando o crente coloca a ordem de prioridade correta: Primeiro Deus, Segundo Família e Terceiro Trabalho, tudo flui naturalmente em sua vida, e Deus abençoa o crente em todas as coisas.

 

 

 

  

 

 
       
 

Pr. Silvano Doblinski
Presidente da Igreja Assembleia de Deus
do Jabaquara em São Paulo - Brasil







 

 
Mais mensagens
Adicionar AD Jabaquara aos Favoritos