O CUIDADO COM AS PALAVRAS                                                                                    11/01/2011
Tg.3.1-10

 

Int.- A Epístola de Tiago é a mais prática de todas as epístolas da Bíblia e tem sido chamada de: Guia Prático para a Vida e a Conduta Cristã. Tiago é o livro de Provérbios do Novo Testamento. Está repleto de preceitos morais e mostra a ética do Cristianismo. As outras epístolas apresenta doutrina; Tiago apresenta obras. Nas Epístolas Paulo diz: Recebam o Evangelho; Tiago diz: Vivam o Evangelho. Paulo viu a Cristo no céu, estabelecendo a nossa justiça. Tiago viu-o na terra, dizendo-nos que sejamos perfeitos, como é perfeito o nosso Pai que está no céu.

      Tiago chama si mesmo de “servo de Jesus Cristo”. Ele aceita orgulhosamente este título para indicar seu relacionamento com Jesus, mesmo sendo ele irmão de Jesus. (Cap.1.1)

      Nosso falar revela quem somos e a quem pertencemos. O nosso falar expressa a nossa personalidade mais do que qualquer outra coisa. Aquele que controla a sua língua diz Tiago, é varão perfeito (V.2). Se tiver domínio sobre esse membro difícil, a língua, o resto é fácil.

      Tiago neste capítulo enfatiza nossa inclinação ao pecado através da fala.

      Os pecados da fala incluem palavras ásperas e maldosas, mentiras, exagero, doutrinas falsas, calúnia, fuxico, orgulho e muitos outros.

      O crente maduro mantém sua língua sob controle mediante a ajuda do Espírito Santo.

I- O Mal que a Língua Causa a Pessoa.

V.6- A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

- Quer dizer o inferno inflama a língua.

- Desde o Éden a língua tem trazido conseqüências desastrosas ao homem.

1) O povo hebreu que saiu do Egito não entrou na terra prometida por causa da murmuração.

Nm.14.29- Neste deserto cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes.

 

I Co.10.10- E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor.

- A murmuração pode impedir de muitos crentes entrarem no céu.

2) O crente tem que tomar cuidado com aquilo que fala.

V.10- De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.

- Com a boca podemos proferir coisas boas ou coisas más.

- Podemos falar bem das pessoas e agradarmos a Deus, ou podemos falar mal das pessoas e desagradarmos a Deus.

Pv.18.21- A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.

- Quem fala mal do seu irmão com a intenção de criticar ou de fuxicar está pecando.

- Miriã irmã de Moisés ficou leprosa por falar mal de Moisés para Arão.

Nm.12.1,2- E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita, que tomara; porquanto tinha tomado a mulher cuxita.

      E disseram: Porventura, falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu.

- Toda semeadura tem a sua colheita.

- Tem muitos crentes sofrendo hoje por criticar e falar mal dos irmãos e do anjo da Igreja.

Pv.21.23- O que guarda a boca e a língua guarda das angústias a sua alma.

- Quantos estão sofrendo angústias por palavras mal ditas.

Pv.17.20- O perverso de coração nunca achará o bem; e o que tem a língua dobre virá a cair no mal.

- Tem cristãos que acham que podem falar o que bem entenderem, julgando os irmãos.

Mt.7.1- Não julgueis, para que não sejais julgados.

- O cristão precisa guardar a sua língua do mal.

Sl.34.13- Guarda a tua língua do mal e os teus lábios, de falarem enganosamente.

- Um dos males mais prejudiciais para o cristão, que tem afetado a vida espiritual de muita gente, são as más conversações ou o fuxico.

I Co.15.33- Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

 

- As conversas más prejudicam a vida espiritual do crente.

- As más conversas entristecem o Espírito Santo.

- Já no tempo da lei, Deus ordenou que o seu povo não andasse como mexeriqueiro.

Lv.19.16- Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor.

- No tempo da Graça, Deus nos pede a mesma coisa.        

Tg.4.11- Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão, fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.

      Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?

- Amados se nós formos procurar defeitos e erros nos irmãos nós vamos achar.

- Há um ditado no mundo que diz: Quem procura acha.

- Se você procurar coisas ruins nas pessoas você vai achar.

- Se você procurar coisas boas nas pessoas você também vai achar.

- Deus usou Tiago para nos advertir.

Tg.1.19- Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar; tardio para se irar.

- Amados quem fala muito: Tem muita chance de errar.

- Nós como cristãos somos convidados pelo Senhor para refrear a nossa língua, para não vivermos um cristianismo vão.

Tg.1.26- Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã.

- Aqui diz que se uma pessoa diz que é crente e não refreia a sua língua, está enganando a si mesma, e o seu cristianismo é vão.

II- Deus Tem Bênçãos Para Aquele que Refreia a Língua.

I Pe.3.10- Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano.

Pv.10.31- A boca do justo produz sabedoria em abundância, mas a língua da perversidade será desarraigada.

Pv.15.4- Uma língua saudável é árvore de vida, mas a perversidade nela quebranta o espírito.

 

Conclusão: Faço uma proposta de benção para todos: Só fale bem das pessoas, nunca fale mal e não aceite que falem mal de alguém para você. Em poucos meses a tua vida mudará para melhor em nome de Jesus.   

O impulso de sempre querer mais baseia-se no conceito errôneo de que ter mais se tornará mais feliz, mais importante e mais protegido. São pensamentos falsos. Posses somente trazem felicidade temporária.

- Seu valor não é determinado pelas suas posses.

Pv.11.28- Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a rama.

- Numa outra versão diz: “Uma vida dedicada as coisas materiais é morta, um tronco cortado; uma vida moldada por Deus é uma árvore florescente”.

 

Conclusão: Amados, sem Deus, a vida não tem nenhum propósito, e sem um propósito a vida não tem significado, e sem um significado, a vida não tem relevância ou esperança. A maior de todas as desgraças não é a morte, mas uma vida sem propósitos.

      A esperança é tão essencial para sua vida como o ar e a água. É preciso ter esperança para vencer.

Jr.29.11- Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

- Amado creia que Deus quer que Seus propósitos em sua vida se realizem.

- Se você tem se sentido sem esperança, não desista. Coisas maravilhosas acontecerão em sua vida quando você começar a viver com propósitos.

Ef.3.20- Ora, aquele que é poderoso para fazer tudo mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.

                                                                       
    

  Pr. Silvano Doblinski
Presidente da Igreja Assembleia de Deus
do Jabaquara em São Paulo - Brasil

 
Mais mensagens