Home
 
 
 
 
 
 
 

09/05/2017 

                                   A Chamada de Abraão                                      

Gn. 12.1-3

Int.- A chamada de Abraão conforme a narrativa aqui em Gênesis, dá início a um novo capítulo na revelação do Antigo Testamento sobre o propósito divino de redimir e salvar a raça humana. A intenção de Deus era que houvesse um homem que o conhecesse e o servisse e guardasse os seus caminhos. Dessa família surgiria uma nação escolhida, de pessoas que se separassem das práticas ímpias doutras nações, para fazerem a vontade de Deus. Dessa nação viria Jesus Cristo, o Salvador do mundo, o prometido descendente da mulher, conforme:

Gn. 3.15: E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirá o calcanhar.

- Deus primeiro anunciou o evangelho a Abraão, prometendo que todas as nações seriam abençoadas nele.

Gl. 3.8: Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.

V. 16: Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é Cristo.

V. 18: Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.

      Apesar da maldade do coração humano, Deus quis mostrar sua graça. Ele queria um povo escolhido.

- A quem confiasse as Sagradas Escrituras.

- Que fosse sua testemunha às outras nações.

- Mediante o qual o messias prometido pudesse vir.

      Deus chamou um homem de nome Abraão para deixar seu lar na idólatra Ur dos Caldeus, a fim de ir a uma terra desconhecida, onde Faria dele pai de uma poderosa nação. Assim começaria a história de Israel, o povo escolhido de Deus.

      Abraão foi o pai dos hebreus e o exemplo máximo de retidão. Apesar das dificuldades, Abraão teve fé nas promessas de Deus. Além de hospitaleiro para com estranhos, era temente a Deus e obediente às leis divinas.

      No Novo Testamento, Abraão é apresentado como modelo supremo de fé e ideal da fé exigida dos cristãos. Ele é tido como pai espiritual de todos aqueles que creem em Cristo.

I- Princípios Importantes da Chamada de Abraão.

1- A chamada de Abraão levou-o a separar-se da sua pátria, do seu povo e dos seus familiares.

V. 1: Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

- Deus o chamou da sua terra para tornar-se estrangeiro e peregrino na terra.

Hb. 11.13: Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo-as, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

- Em Abraão, Deus estava estabelecendo o princípio divino importante de que os seus deviam separar-se de quanto possa impedir o propósito divino na vida deles.

- Deus tirou Abraão de Ur dos Caldeus onde seus pais serviam a outros deuses, e o chamou para servir somente a Ele.

Js. 24.2: Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Dalém do rio, antigamente, habitaram vossos pais, Tera, pai de Abraão, e pai de Naor, e serviram a outros deuses.

- A família e a parentela de Abraão atrapalharia dele servir a Deus, por isso Deus o tirou do meio deles.

Mt. 10.37: Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

- Para o crente servir a Deus precisa o colocar em primeiro lugar.

- Precisamos amar a Deus mais do que a família.

- Perdemos a nossa benção quando colocamos Deus em segundo plano.

2- Deus Prometeu a Abraão Uma Terra, Uma Grande Nação.

V. 2: E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.

- Através dos seus descendentes e uma bênção que alcançaria todas as nações da terra.

V. 3: E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

- O Novo Testamento ensina claramente que a última parte dessa promessa cumpre-se hoje na proclamação missionária do evangelho de Cristo.

At. 3.25: Vós sois os filhos dos profetas e do concerto que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.

- Todas as famílias dos cristãos na face da terra são abençoadas pela benção de Deus prometida a Abraão.

Gl. 3.8: Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.

3- A Chamada de Abraão Envolvia, Não Somente Uma Pátria Terrestre, Bem Como Uma Celestial.

- Sua visão alcançava um lar definitivo não mais na terra, e sim no céu; uma cidade cujo artífice e construtor é o próprio Deus.

- A partir de então, Abraão desejava e buscava uma pátria celestial onde habitaria eternamente com Deus em justiça, alegria e paz.

Hb. 11.9,10: Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.

      Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.

- Até então, ele seria estrangeiro e peregrino na terra.

Hb. 11.13: Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo-as, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

4- A Chamada de Abraão Continha Não Somente Promessas, Como Também Compromissos.

- Deus requeria de Abraão tanto a obediência quanto a dedicação pessoal a Ele como Senhor para que recebesse aquilo que lhe fora prometido.

- A obediência e a dedicação demandavam:

a) Confiança na palavra de Deus, mesmo quando o cumprimento das promessas parecia humanamente impossível.

b) Obediência à ordem de Deus para deixar a sua terra.

c) Um esforço sincero para viver uma vida de retidão.

Hb. 11.8: Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

- Para que as promessas se cumprissem Abraão teria que obedecer.

5- A Promessa de Deus a Abraão e a Sua Bênção Sobre Ele, Estendem-se, Não Somente aos Seus Descendentes Físicos.

- Como também a todos aqueles que com fé genuína aceitarem e seguirem a Jesus Cristo, a verdadeira posteridade de Abraão.

- Todos os que são da fé como Abraão, são filhos de Abraão e são abençoados com ele.

Gl. 3.7: Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.

Gl. 3.9: De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.

- Tornam-se posteridade de Abraão, herdeiros segundo a promessa, o que inclui o receber pela fé a promessa do Espírito em Cristo Jesus.

Gl. 3.29: E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.

- Nós cristãos gentios recebemos pelo Espírito Santo a benção de Abraão.

Gl. 3.14: Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.

- A benção de Abraão hoje chegou até nós servos de Deus.

6- Por Abraão Possuir Uma Fé Em Deus, Expressa Pela Obediência, Ele é o Principal Exemplo da Fé Salvífica.

Gl. 3.6: Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

- Abraão é chamado de o pai da fé, por causa da sua fé inabalável em Deus.

Tg. 2.23: E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

- Só pode ser amigo de Deus quem crer nele, quem confia nele.

Hb. 11.6: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

Conclusão:

- A chamada de Abraão inspira nós cristãos a vivermos uma vida de fé como Abraão viveu, a sermos obedientes a Deus e a sua Palavra, a colocarmos o Senhor em primeiro lugar em nossa vida, para que sejamos abençoados em toda a nossa vida.

 

 
       
 

Pr. Silvano Doblinski
Presidente da Igreja Assembleia de Deus
do Jabaquara em São Paulo - Brasil







 

 
Mais mensagens
Adicionar AD Jabaquara aos Favoritos