E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. JO 8.32  
   

 
           São Paulo -
 

Home

Onde estamos Fale conosco Estudos  Agenda anual Eventos Painel de controle

E-mail

 
   
 


Campo

         História
 

 

História

Diretoria

Congregações

UMADEJ

OUADJ

Missões

Igreja Sede

Obreiros

Círc. de Oração

Orquestra

Coral

Dep. Infantil

Adolescentes

Mocidade

Sol da Justiça

Serviço Social

Escola Bíblica

Vídeos

Fotos

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Jabaquara, tem uma linda história de muitas lutas e muitas vitórias, que com a Graça do Senhor tem conquistado. Um Projeto de Deus executado com tão grande brilhantismo, pelo seu fundador, Pastor João Doblinski, hoje Presidente de Honra do Campo.
O Pastor João Doblinski, brasileiro, casado, residente em São Paulo, Capital, nasceu em 23 de Fevereiro de 1930, no município de Santiago, Rio Grande do Sul, filho de José Doblinski e Júlia Socora Doblinski, quando tinha um mês de nascido os seus pais transferiram-se para o município de União da Vitória, Estado do Paraná, onde concluiu os seus primeiros anos de estudos e também serviu o exército na cidade vizinha de Porto União, Estado de Santa Catarina.
Em 1950, buscando melhor mercado de trabalho transferiu-se para a cidade de São Paulo. Em 1952, converteu-se ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e no mesmo ano foi batizado, tornando-se membro da Igreja Cristã Evangélica do Cambuci. Naquela igreja destacou-se como um jovem muito fervoroso e dedicado no estudo das Escrituras. Naqueles anos houve um grande avivamento em São Paulo, e o jovem João Doblinski buscando ao Senhor, foi batizado com Espírito Santo. A Igreja a qual ele era membro era tradicional, depois do seu batismo com Espírito Santo, o chamaram para uma reunião, e tentaram de todas as maneiras lhe provar que aquilo era uma heresia. Mas o jovem João Doblinski estava selado com o fogo de Deus; depois de muitas tentativas em vão, o expulsaram da igreja.


Pr. João Doblinski em frente do terreno da futura Sede em 1963


Pr. João Doblinski, esposa e seus oito filhos

Em 1955, mudou-se para o bairro do Jabaquara. Em 1956, contraiu matrimônio com a jovem Josina Bandeira ao qual ele tinha ganho para o Senhor Jesus Cristo, de cujo matrimônio nasceram 8 filhos. Até o presente momento, o Pastor João Doblinski já tem 9 netos e toda sua família serve a Deus, desempenhando atividades na igreja ao lado do eminente Pastor. Sua esposa Missionária Josina Bandeira Doblinski, foi uma apoiadora do ministério do seu marido, e serviu na obra do Senhor, ajudando em várias áreas da igreja, dirigindo o círculo de oração com dinamismo e fervor; sempre foi uma mulher de oração; e quando as coisas se tornavam difíceis, ela dizia vamos orar a Deus; ensinou e educou os oito filhos, na escola dominical e na oração, onde até hoje eles praticam o que aprenderam com essa dinâmica mãe.
A Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Jabaquara, é uma obra de fé. Visto que após vários encontros e reuniões em família, tornou-se um grupo forte, interessado e responsável. E em 17 de Outubro de 1957, foi alugado um salão na Avenida do Café nº 94, Jabaquara, apoiados pela Igreja Evangélica Assembléia de Deus, no bairro de Vila Zelina e o jovem João Doblinski foi consagrado ao Presbitério, e no ano seguinte ao Pastorado. No primeiro mês de abertura do salão, Jesus batizou cem irmãos com Espírito Santo, todos os cristãos que vinham visitar a nova igreja naquele mês, foram batizados com Espírito Santo e com fogo; foi uma marca de Deus do início de um grande trabalho que Deus tinha à realizar em Jabaquara.
Os primeiros anos de trabalhos foram difíceis e as lutas foram muito árduas, mas em todas Deus deu vitória. Nesse início do trabalho, o pastor João Doblinski fazia cultos ao ar livre só com a esposa, ele tocando acordeão e ela cantando os hinos, e assim foram ganhando almas para o Reino de Deus.
O Pastor Pedro Greccof de Vila Zelina vendo o empenho, o esforço e a dedicação do jovem Pastor João Doblinski, deu autonomia ao seu ministério, tornando-se em 1966, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Jabaquara, pessoa jurídica.

Com o crescimento da obra, começou-se a formar obreiros, e filiais começaram a serem abertas na capital de São Paulo e na grande São Paulo. Em meados de 1970, o Pastor João Doblinski, sentiu pelo Espírito Santo o desejo de abrir trabalho no Estado de Minas Gerais; e em uma Convenção de Madureira, conversando com o Pastor Roberto Montanheiro, então Presidente do Campo de São Bernardo do Campo, o Pastor Montanheiro pegou uma caneta e escreveu na mão do Pastor João, Formiga. Alguns dias depois dois irmãos encontraram o Pastor João em São Paulo e disseram que eram oriundos de Formiga, Minas Gerais, e que naquela cidade havia a carência de igrejas; o Pastor João Doblinski entendeu que era o Espírito Santo que o estava dirigindo para aquela cidade e para aquele estado. Foi aberta uma igreja naquela cidade que prosperou e partir dali muitas outras cidades de Minas Gerais foram alcançadas pelo Evangelho, através da Igreja do Jabaquara. Nos anos seguintes congregações foram abertas no Piauí, no Maranhão, no Ceará e em Alagoas.
Com essa responsabilidade, o Pastor João Doblinski sentiu a necessidade de preparar-se melhor, tanto para o ministério como para a vida secular, ingressando no seminário onde concluiu o curso de Bacharel em Teologia e em 1974 licenciou-se em Filosofia. Em 1976 ligou-se a CONAMAD, Convenção Nacional do Ministério de Madureira, a convite do até então Presidente Pastor Paulo Leivas Macalão.


 Pr. João Doblinski batizando novos crentes na Lagoa de Guarapiranga em 1957


Pr. João Doblinski e Miss. Josina

Durante esse tempo o Pastor João Doblinski, aprendeu a confiar em Deus, bem como a viver da fé, naquele que tudo pode. O trabalho de desenvolvimento do ministério, conciliado com a criação de oito filhos, não foi fácil. A prebenda que a igreja podia lhe dar era muito pequena, por isso o Pastor João Doblinski, trabalhava em dois empregos e pastoreava a igreja ao mesmo tempo. Mas Deus foi lhe dando graça até chegar o tempo de expansão e crescimento da obra, onde a igreja já podia lhe dar uma prebenda melhor.
Durante 25 anos o Pastor João Doblinski com sua abnegada companheira oraram pela obra missionária, ao qual desejavam ardentemente fazer. No final dos anos oitenta a Igreja do Jabaquara criou a Secretaria de Missões, para que Deus levantasse missionários, aos quais a Igreja os enviaria ao campo. Foi lhes apresentado uma família de missionários brasileiros no Peru que estavam necessitando do sustento de uma igreja; o Pastor João Doblinski sentiu que era a porta que Deus estava abrindo para o trabalho missionário. Durante vários anos esse missionário, Pastor Fábio José da Rocha e família foram sustentados pelo Campo do Jabaquara no Peru, onde muitas igrejas foram abertas; posteriormente essa família foi enviada para o Senegal, onde durante oito anos trabalharam arduamente ganhando muitas almas para o Reino de Deus; agora eles estão na Espanha abrindo igrejas e ganhando almas para Cristo. Depois dessa porta aberta para o trabalho missionário, outros missionários foram enviados e que estão trabalhando para o reino de Deus em Guiné-Bissau, Cabo Verde e Guiné Equatorial.





 

O Pastor João Doblinski, exerceu seu ministério pastoral por mais de 40 anos, deixando um legado de esforço, dedicação, fidelidade, compromisso e paixão pela obra de Deus, ao qual serviu com abnegação ao Senhor Jesus Cristo. Quando jubilou em 7 de Março de 2002, deixou um campo formado com várias congregações com templos próprios, em vários estados da federação e missionários em outras nações do mundo. Seu filho Pastor Silvano Doblinski assumiu o Campo do Jabaquara na sua jubilação, e vem dando seqüência na execução do grande projeto de Deus através do Campo do Jabaquara.

 


Pr. Silvano Doblinski e Miss. Isabel Doblinski

 
 
 


Fachada da Igreja Assembleia de Deus do Jabaquara

   


Voltar ao Topo

     

          |  Av. Diederichsen 1042, Vila Guarani - Jabaquara - São Paulo - CEP 04310-000 - Tel. 11 5017 2460  |







 

Copyright 2009, Todos os Direitos Reservados a AD Jabaquara